SAÚDE & BEM ESTAR

Semsa informa que Manaus registrou oito casos de dengue na última semana

Para combater os insetos, a orientação é eliminar os focos de água parada, recolhendo dejetos nos quintais e colocando areia nos pratos de plantas


A capital amazonense registrou oito casos de dengue, no período de 12 a 18 de janeiro, segundo dados do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Não tiveram registros de novos casos de zika, chikungunya, oropouche ou mayaro.

Continua depois da Publicidade

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a população tem papel importante na prevenção e controle de casos das arboviroses, por meio da adesão às medidas para eliminar criadouros de mosquitos vetores das doenças em suas residências e terrenos.

Três de cada quatro focos de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, estão nas casas e quintais. Isso mostra a importância de todo morador ficar atento e atuar para manter sua residência e a comunidade livre dos mosquitos.

Para combater os insetos, a orientação é eliminar os focos de água parada, recolhendo dejetos nos quintais, colocando areia nos pratos de plantas, mantendo as caixas d’água vedadas e fazendo a limpeza de telhados, calhas, piscinas e outros locais e objetos que possam acumular água.

Continua depois da Publicidade

A vacinação das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue é outra arma importante no combate às arboviroses, ao lado das ações de fiscalização e campanhas educativas.