Com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do Sauim de Coleira, que está ameaçado de extinção, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou na manhã deste domingo (10/09), a “1ª Corrida do Sauim de Coleira”, que divulgou os trabalhos desenvolvidos sobre a espécie, assim como mostrar as diferentes formas de ajudar no processo de conservação.
A corrida foi um pré-evento do II Simpósio Amazônico de Biodiversidade e Conservação e a III Semana do Saium-de-Coleira que vai ocorrer em outubro e contou com a participação de mais de mil atletas. O percurso da corrida iniciou na avenida Darcy Vargas, passando pela avenida Maceió, rua João Valério, avenida Djalma Batista e finalizando em frente à Escola Superior de Tecnologia da UEA, na avenida Darcy Vargas.
Continua depois da Publicidade
Além da corrida, a UEA promoveu ações sobre a importância da alimentação saudável, distribuição de mudas de árvores, serviço de fisioterapia, aferição de pressão arterial e glicemia. A corrida foi idealizada por um projeto de extensão desenvolvido na UEA e premiou atletas nas categorias 5 km, 10 km, Cadeirantes, 60+ e visual.
Sobre o animal
O Sauim de Coleira, também conhecido como Sauim de Manaus, é um macaco natural da Amazônia brasileira, encontrado nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no Amazonas. O primata pertence à família Cebidae e, atualmente, encontra-se em perigo de extinção, devido ao crescimento da Região Metropolitana, que avança sobre o seu habitat natural.