A ponte Benjamin Constant, mais conhecida como Ponte Metálica, da Avenida 7 de Setembro, no Centro de Manaus, voltará a ser iluminada. É o que anunciou a Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (07). Segundo os engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), o novo projeto de iluminação da ponte entrerá em funcionamento nas próximas semanas.
Continua depois da Publicidade
Segundo a prefeitura, o último projeto de iluminação para o espaço foi feito em 2012. O projeto atual faz parte do escopo de iluminação de destaque de monumentos históricos e foi apresentado nesta semana ao diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira.
No total, estão sendo instaladas 224 luminárias em LED ao longo de 161 metros de comprimento da estrutura. Ao todo, serão mil pontos de iluminação em LED e RGB.
Nas estruturas metálicas de sustentação e nas bases de sustentação da ponte estão sendo instaladas iluminação do tipo RGB, permitindo variação das cores da iluminação por programação sem prejudicar a visibilidade de veículos e pedestres. O novo sistema foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Continua depois da Publicidade
Além da ponte, o largo do Mestre Chico também está recebendo melhorias com a instalação de 22 novos postes, os quais receberão luminárias em LED, do tipo pétala de 117 watts, mais potentes, melhorando a iluminação e proporcionando mais segurança aos frequentadores do parque.
Continua depois da Publicidade
Estrutura contra furtos
Elson destacou que a empresa montou uma estrutura que pretende dificultar a ação dos vândalos e, pela primeira vez, a ponte será monitorada com câmeras de vigilância, por meio de uma parceria a ser firmada com a empresa Amazonas Energia.
“Essa foi uma das principais recomendações do prefeito David Almeida e, para isso, a empresa precisou fazer adaptações a fim de dificultar os furtos. Teremos também a parceria da concessionária de energia que se comprometeu em ajudar a Prefeitura de Manaus oferecendo um sistema de vigilância naquele local”, informou Elson.
Ponte Benjamin Constant
Inaugurada em 7 de setembro de 1895 pelo governador Eduardo Ribeiro, a ponte tem seu nome em homenagem ao republicano Benjamin Constant Botelho de Magalhães, mas também já foi chamada de Ponte da Cachoeirinha, Ponte Metálica e Terceira Ponte, este último por estar localizada após as duas Pontes Romanas. Construída sobre o igarapé do Mestre Chico, suas peças foram importadas da Inglaterra e possui 161 metros de comprimento por 10,5 metros de largura.