A empresa de tecnologia, Google lançou no Brasil nesta quinta-feira (13) a Inteligência Artificial “Google Bard”, a qual é uma ferramenta de pesquisas e respostas baseada na tecnologia IA, que planeja trazer ao país um conjunto de recursos avançados para facilitar a interação com os usuários. Conforme a “Big Tech”, o ‘Google Bard’ é uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google. Essa ferramenta também já está disponível na Europa.
Continua depois da Publicidade
A tecnologia chega ao Brasil, após o seu lançamento há pouco mais de três meses nos Estados Unidos e também no Reino Unido. Segundo a empresa, a ferramenta foi criada para aliar o amplo conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de seus grandes modelos de linguagem. Segundo o diretor sênior de produtos do Google, o serviço está disponível em vários idiomas. “A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi, espanhol e português”.
O Bard utiliza a internet para gerar respostas novas e com alta qualidade. O objetivo é ser uma ferramenta para facilitar o entendimento de informações, como explicar para uma criança de 9 anos, novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA. Segundo a Google, a IA também consegue aprender mais sobre os melhores jogadores de futebol no momento, completou.
Entre os diferenciais está a forma de como os usuários vão personalizar o tom e o estilo das respostas do Bard, que podem variar de estilo, sejam elas simples, longas, curtas, profissionais ou de maneira casual. Dentre as funções será possível fixar ou renomear conversas, exportar códigos para diferentes locais e utilizar imagens como prompts.
Continua depois da Publicidade
O Bard chega para concorrer com o ChatGPT (da empresa de tecnologia, OpenAI) trazendo uma competitividade pela liderança no ramo da inteligência artificial.
Segundo o sócio da empresa StratSe, Gustavo Bodra, o Bard possui a interface de chat e usa um grande modelo de linguagem chamado Palm 2, desenvolvido pela equipe da Google.” Ele funciona de maneira muito semelhante ao ChatGPT. Você insere seu texto, faz suas perguntas, conversa com ele e ele traz as respostas”.
Continua depois da Publicidade
No entanto, o Bard ainda não possui capacidade de plugins, mas é possível enviar imagens e solicitar ações específicas. A ferramenta está conectado diretamente à internet, diferente do ChatGPT. O que permite que seus dados sejam atualizados de forma mais rápida, permitindo acesso às informações mais recentes disponíveis na web, diferente da concorrente que só possui dados atualizados até 2021.
A empresa sai na frente em relação ao ChatGPT, por possuir ferramentas que já são integradas, como o Maps, Gmail e Google Docs. Portanto, ele já nasce com algumas integrações nativas. Você pode exportar os resultados do Bard para outras ferramentas do Google.