BLECAUTE

MME investiga as possíveis causas do apagão que afetou quase todo o país

A falta de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal gerando caos nesta terça-feira


Um dia apocalíptico. Assim foi classificada esta última terça-feira (15/08) por muitos internautas nas redes sociais. Tudo devido ao apagão nacional que ocorreu e, ao que tudo indica, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o blecaute foi causado por dois problemas: a sobrecarga me linhas de transmissão no Ceará e uma intercorrência nas regiões nordeste e norte, mas que ainda não se tem muitos detalhes.

Ainda não há nenhuma conclusão, mas os analistas e o próprio governo acreditam que dificilmente seria um único problema. Os técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem uma explicação que ainda deve ser divulgada oficialmente, que um software de proteção chamado ERAC (sigla para Esquema Regional de Alívio de Carga) teria desligado o sistema diante de uma brusca alteração de carga.
Esse software detecta quando há sobrecarga ou um déficit acentuado e tranca a linha de transmissão para que essas alterações não se espalhem pelo sistema, que é interligado em todo o Brasil.  Essa é a explicação que está sendo prestada a executivos da Aneel e de empresas de energia, mas o ONS só divulgara um relatório detalhado com as causas do apagão que atingiu durante seis horas diversas regiões do país em 48h.

Fala do Ministro de Minas e Energia

Continua depois da Publicidade
Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, afirmou que vai oficiar o Ministério da Justiça para que seja aberto um inquérito policial, com colaboração da Polícia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), para investigar as causas do apagão desta terça-feira (15/08) e se houve um eventual dolo no episódio, ou seja, se será verificada obra de uma ação intencional.
“Estou oficiando o Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar onde ocorreu. Nós vamos encaminhar à PF e Abin a instauração de procedimento para apurar eventuais dolos no ocorrido de hoje”, comentou o Ministro.
Foto: Marcelo Sant’Anna/Estado de Minas