LUTO

Morre Astrud Gilberto, uma das grandes vozes da bossa nova

Astrud era de Salvador e se mudou pra o Rio de Janeiro, onde conheceu João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, com quem se casou em 1959


A cantora Astrud Gilberto, um dos nomes mais relevantes da bossa nova, morreu aos 83 anos, na última segunda-feira (5/6). A informação foi dada através do perfil da neta Sofia Gilberto nas redes sociais.

Continua depois da Publicidade

Astrud era de Salvador e se mudou pra o Rio de Janeiro, onde conheceu João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, com quem se casou em 1959. Sua trajetória começou em 1960, quando levou a bossa nova de Ipanema para o mundo, sendo a primeira, aos 22 anos, a dar voz à versão em inglês da mundialmente conhecida: Garota de Ipanema.

O álbum “Getz/Gilberto” chegou a ficar no 2º lugar da Billboard 200 e ficou conhecido por ser o responsável por dar popularidade à bossa nova. A contora também ganhou um Grammy de Gravação do ano em 1965, por The Girl From Ipanema, no mesmo álbum.

No mesmo período a cantora lançou seu primeiro álbum solo e sua carreira foi até o ano 2002 quando anunciou uma pausa sem tempo determinado.

Continua depois da Publicidade