A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta segunda-feira (15/05), o aguardado relatório de investigações do acidente aéreo que resultou na morte cantora Marília Mendonça, e mais quatro pessoas. Entretanto, o relatório é considerado contraditório quando afirma que não detectou erro humano, mas destaca que ouve uma avaliação inadequada do piloto durante o momento do procedimento do pouso, tendo como grande causador da queda o impacto com a rede elétrica no procedimento de aproximação.
Continua depois da Publicidade
O trágico incidente ocorreu em 5 de novembro de 2021, no Vale do Rio Doce, em Piedade de Caratinga, no oeste de Minas Gerais. Segundo o informado pelo advogado da família da cantora, o objetivo não é apontar culpados e sim a prevenção de futuros acidentes.
“No que diz respeito ao perfil de aproximação para pouso, houve uma avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada para uma aeronave de ‘Categoria de Performance B’ em procedimentos de pouso sob VFR”, disse o Cenipa.
Falha mecânica descartada
Continua depois da Publicidade
Foram apontados também, no material que não evidenciaram falha ou mau funcionamento dos sistemas ou componentes da aeronave e também foi descartado alterações de ordem medica ou psicológica, no período antes do acidente que pudessem ter afetado o desempenho da tripulação.
As condições do tempo eram apropriadas par o voo e a linha de transmissão em que a aeronave bateu ‘’estavam dentro dos requisitos que a qualificassem como um obstáculo ou objeto passível de ser sinalizado’’.
Continua depois da Publicidade
A cantora estava viajando para cumprir a agenda de compromissos e de shows, quando a aeronave caiu um curso d’água próximo à rodovia BR-474. O advogado da família divulgou uma nota em que pontua que o trabalho de investigação tem como objetivo a prevenção de acidentes, e que não buscam culpados ou responsabilizar alguém pelo ocorrido, mas que indicam possíveis fatores contribuintes que permitam elucidar eventuais questões técnicas relacionadas ao acidente.