Avaliação

Acre melhora sua posição no Ranking nacional de Desempenho da Gestão de Recursos Públicos

A qualidade da gestão dos processos de proposição, é avaliada pelo IDTRU-DL, além da execução e prestação de contas dos instrumentos (convênios e contratos de repasse) operacionalizados na Plataforma + Brasil.


Segundo o índice de avaliação de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL), o estado do Acre se destacou na busca da excelência no uso dos recursos da administração pública. O índice classificou o Estado do 5º para o 3º Lugar nacional na atual avaliação do IDTRU-DL, ficando atrás apenas dos estados do Paraná e Santa Catarina, sendo ainda o estado com melhor desempenho entre os sete da Região Norte, com 73,56 pontos.


A qualidade da gestão dos processos de proposição, é avaliada pelo IDTRU-DL, além da execução e prestação de contas dos instrumentos (convênios e contratos de repasse) operacionalizados na Plataforma + Brasil, a qual disponibiliza o Painel de Indicadores, sendo a ferramenta utilizada pelo Ministério da Economia para fazer a avaliação permanente do desempenho dos recebedores de recursos federais.
A instituição avalia 12 critérios, que compreendem os percentuais de sucesso das propostas, celeridade na execução financeira, desempenho em custos e prazos, entre outros aspectos inerentes à gestão dos recursos públicos.

Continua depois da Publicidade


Conforme a secretária adjunta de Planejamento, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Kelly Cristina Lacerda, o trabalho realizado no governo do Acre, tem o objetivo de melhorar sempre a qualidade dos serviços prestados pelo estado.
“Sabemos que sempre temos o que melhorar nos processos da gestão pública, e diversos são os desafios, mas nesse momento, o Acre alcança a 3ª posição nacional no ranking de desempenho, podemos celebrar esse extraordinário resultado, que evidencia o esforço das equipes dos órgãos e entidades do governo do Acre na aplicação correta das ferramentas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação da gestão de recursos”, destacou.
Kelly comentou, ainda, sobre o processo de organização administrativa. “Podemos também reconhecer que nos últimos 4 anos houve um salto de qualidade na organização e estrutura administrativa e técnica governamental acreana, fato que está contribuindo efetivamente para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do estado e melhoria dos serviços prestados à população”, assegurou a secretária da (Seplag).