O sauim-de-coleira é um dos mamíferos amazônicos mais ameaçados. A espécie apresenta uma distribuição geográfica restrita a apenas 8.000 km2 em partes dos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

Foto: Divulgação
O Instituto Sauim-de-Coleira (ISC), de Manaus, reuniu semana passada, cientistas, gestores e sociedade para debater propostas, soluções e alternativas para a espécie que figura entre os primatas mais ameaçados do mundo.
Continua depois da Publicidade
O cenário é tão grave que acarretou também a sua inclusão na lista internacional dos “25 Primatas mais Ameaçados do Mundo” da IUCN. O presidente do Instituto Sauim-de-Coleira, Maurício Noronha, explica que fatores contribuem para este dado preocupante.
Mais sobre a espécie
O sauim-de-coleira aparece como ‘Criticamente em Perigo (CR)’ tanto na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Essa é a categoria na qual as espécies enfrentam o mais alto risco de extinção na natureza.