Nesse sábado (6/05) irá acontecer em Londres, Inglaterra, a coroação do Rei Charles 3º, como o 40º monarca coroado no país desde 1066. O evento será realizado na Abadia de Westminster, às 6 da manhã (2h pelo horário de Brasília). A cerimônia religiosa/política promete um espetáculo de luxo, porém com protocolos rígidos de segurança para o novo reinado.
Continua depois da Publicidade
Há mais de mil anos esses ritos são seguidos pela realeza britânica para que um novo monarca assuma o trono, milhões de pessoas em todo o Reino Unido e em muitos países devem acompanhar a cerimônia de coroação.
As avenidas The Mall e Whitehall, em Londres, terão acesso livre para quem desejar chegar e assistir o evento. Caso essas vias estejam lotadas, as pessoas também vão poder acompanhar o evento em telões que estarão disponíveis em parques próximos do local da coroação, como: o Hyde Park, Green Park e St.James’s Park.
Ao lado do Palácio de Buckingham, arquibancadas serão erguidas para convidados especiais, como veteranos das forças Armadas, funcionários da assistência social e da saúde. 200 membros das Forças Armadas britânicas, integrantes de um regimento da Real Cavalaria que se dedica aos compromissos cerimoniais, vão fazer parte da procissão até a Abadia de Westminster.
Continua depois da Publicidade
Mais de mil pessoas vão estar envolvidas na cerimônia, porem o cortejo será menor do que na última coroação, em 1953 (Rainha Elizabeth II), quando outras famílias reais e líderes do “Commonwealth” vão estar entre os participantes.
O início da procissão do novo Rei sairá do Palácio de Buckingham seguindo pela avenida The Mall até “Trafalgar Square” (praça no centro de Londres que celebra a Batalha de Trafalgar-1805), e dobrará a direita pelas avenidas Whitehall e Parliament Street em direção ao Parlamento.
Continua depois da Publicidade
Em seguida o novo Rei deve caminhar até chagar ao Grande Portão da Abadia de Westminster, aonde irá passar por todos os processos que fazem parte da cerimônia de sua coroação, na ocasião, Charles 3º será apresentado ao povo e fará o juramento em que promete defender a lei e a igreja durante o seu reinado. Depois acontecerá a unção, a investidura, e ao final da cerimônia a “entronação” (gesto onde o rei ocupará o trono).