O Twitter, rede social do bilionário da tecnologia, Elon Musk, começou a passar por uma etapa de reformulação neste final de semana, o início do processo foi anunciado neste domingo (23) pelo próprio empresário com a substituição do passarinho azul conhecido na rede, por um “X”. Durante a madrugada, desta segunda-feira (24/7), Musk twittou que ao digitar o endereço eletrônico (X.com), o internauta é direcionado para o antigo destinatário (Twitter.com).
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Em seu perfil, Musk, anunciou que o logotipo “X”, já estará no ar e no decorrer desse domingo, compartilhou uma foto da sede da empresa iluminada com a nova marca. O pássaro azul ainda pode ser visto, no entanto o logotipo vai ser substituído. Há um tempo atrás ele disse que o Twitter vai dar adeus aos pássaros aos poucos.
Criada em 2006, a rede social teve o pássaro azul como emblema reconhecido por seus usuários a mais de 10 anos. Ao falar sobre a reformulação da marca nos últimos dias, Musk, disse que a rede vem passando por perdas visíveis na receita publicitaria, e que estaria à beira da falência.
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No início do mês a plataforma se viu ameaçada pela nova rival “Threads”, que foi lançada pela empresa Meta, de Mark Zuckerberg, que durante a primeira semana ultrapassou 100 milhões de inscrições. Já o Twitter tinha a marca de 238 milhões de usuários até 2022 antes de ser comprada por Musk em outubro do mesmo ano.
Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, inicialmente ficou conhecido por seus empreendimentos inovadores, como a Tesla e a SpaceX, que buscavam lançar foguetes e produzir carros elétricos. No entanto, ultimamente, tem ganhado destaque por seus comentários excêntricos no Twitter, compartilhando teorias da conspiração e envolvendo-se em brigas públicas.
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Musk adquiriu o Twitter, agora chamado de X, por US$ 44 bilhões e promoveu mudanças polêmicas na plataforma, causando demissões em massa e redução de receitas de publicidade. Ele defende a liberdade de expressão irrestrita, o que levanta preocupações sobre o aumento do discurso de ódio na plataforma.
Recentemente, Musk nomeou Linda Yaccarino como CEO da empresa e espera-se que o “X” enfrente desafios, pois ainda apresenta fluxo de caixa negativo e pesadas dívidas devido à diminuição da receita publicitária e à saída de alguns anunciantes. Musk se autodenomina “absolutista da liberdade de expressão” e expressou o desejo de permitir que os usuários falem livremente na plataforma.
No entanto, muitos temem que isso possa resultar em um aumento do discurso de ódio. Além disso, o Threads não conseguiu atrair muito apoio, devido a problemas com spam e falta de recursos amigáveis ao usuário. A capacidade do “X” de atrair suporte publicitário ainda é incerta.